FUMSSAR realizou mutirão de vacinação conta a COVID-19
A Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa realizou no sábado (12), das 09h às 15h, um mutirão de vacinação contra a COVID-19. O mutirão aconteceu em todas as Unidades Básicas de Saúde para a imunização de crianças de 5 a 11 anos e na Central de Vacinas, com a aplicação de todas as doses, para pessoas a partir dos 12 anos. Ao todo, foram realizadas 801 doses.
A partir desta segunda-feira (14), a vacinação segue sendo realizada em crianças de 05 a 11 anos, em todas as Unidades Básicas de Saúde, com agendamento prévio. As crianças que forem se vacinar precisam ir acompanhadas dos pais ou responsáveis e levar junto certidão de nascimento, cartão SUS e a caderneta de vacinação. Na Central de Vacinas da FUMSSAR, são aplicadas todas as doses: dose um (D1), dose dois (D2) e a dose de reforço (DR). As primeiras doses (D1) estão disponíveis por faixa etária, para pessoas a partir dos 12 anos. As segundas doses (D2) de Coronavac são realizadas após 28 dias da primeira dose. Astrazeneca e Pfizer, após oito semanas da primeira aplicação. As doses de reforço (DR) são realizadas para pessoas acima de 18 anos que fizeram a segunda dose há 04 meses. No caso do imunizante da Janssen, a Dose de Reforço é realizada com um intervalo de 2 a 6 meses após a primeira dose.
Para realizar a imunização, é necessário levar documento com foto, CPF, cartão SUS e a caderneta de vacinação. Os jovens, dos 12 aos 15 anos, precisam ir acompanhados dos pais ou responsável legal. A Central de Vacinas da FUMSSAR fica localizada na Rua Dr. Francisco Timm, 480 – centro, no subsolo (entrada pela lateral). O horário de atendimento é das 07h30 às 11h e das 13h30 às 17h. Nas quartas-feiras, o horário é estendido até às 19h30. Não é necessário realizar o agendamento. O atendimento acontece por ordem de chegada. A Atenção Primária em Saúde informa também que a partir desta segunda-feira(14), a Sentinela do Centro não vai estar mais em funcionamento. Os atendimentos para sintomas gripais e testes de COVID-19 vão ser realizados no acolhimento das Unidades Básicas de Saúde.