FUMSSAR completa 29 anos

A Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa (FUMSSAR) completou, na última sexta-feira (27/12), 29 anos de criação. Fundada em dezembro de 1995, a instituição é referência no Rio Grande do Sul e no Brasil, sendo responsável por fazer com que o município seja reconhecido como uma das melhores cidades do país em serviços de saúde. Com 391 servidores ativos, 18 Unidades Básicas de Saúde (das quais 8 funcionam com o terceiro turno) e diversos outros serviços, a FUMSSAR possui uma estrutura administrativa e técnica para executar as políticas de saúde tanto no município quanto na região.

Através de uma gestão que se mantém constantemente atualizada com as novas políticas de saúde, a autarquia segue inovando na execução de ações de saúde pública. Dentre os destaques, podemos citar a criação do serviço de cardiologia, atendimento a pacientes com autismo, o terceiro turno em 8 UBSs e a contratação de mais médicos para o município. O presidente da FUMSSAR, Délcio Stefan, destaca também o trabalho conjunto com o Hospital Vida e Saúde para a habilitação de diversos serviços de saúde, “Há quase 30 anos, a Fundação administra os serviços públicos de saúde em Santa Rosa. Hoje, a FUMSSAR é responsável por gerenciar um orçamento de mais de R$ 200 milhões, sempre com critérios técnicos e fazendo a diferença na vida das pessoas que utilizam o Sistema Único de Saúde. Para nós, essa é uma data muito significativa, que nos traz recordações do início desta instituição, que a cada ano se qualifica para atender melhor a população”.

A FUMSSAR é responsável por diversos serviços regionais, como o Hemocentro, a UPA, o SAMU, o CEREST, o Centro Regional de Reabilitação Auditiva e Intelectual (CER II) e o Centro Macrorregional de Referência em Autismo. Além disso, a instituição gerencia os recursos hospitalares para Santa Rosa e região. Também fazem parte da estrutura da Fundação de Saúde a Farmácia Municipal, as Vigilâncias em Saúde, os Centros de Atenção Psicossocial, as Práticas Integrativas e Complementares, o Centro de Especialidades, o Laboratório Municipal de Análises Clínicas e o Núcleo de Ensino e Pesquisa.