Retrospectivas 2024 Unidades Básicas de Saúde: Pereira
Em 2024, a UBS Pereira celebrou 22 anos de história, com um marco importante na saúde pública de Santa Rosa. A unidade, inaugurada em 2002 e revitalizada em 2015, continua a desempenhar um papel fundamental no atendimento da comunidade. Localizada na Vila Pereira, a UBS atende uma população de 5.589 habitantes (2.862 mulheres e 2.727 homens). De janeiro a dezembro, a equipe que atua no local realizou mais de 60 mil procedimentos.
Entre os destaques de 2024, está a ampliação do atendimento médico, com a contratação de um novo profissional de saúde (20 horas), e a oferta de atendimentos no terceiro turno, que facilitaram o acesso dos usuários trabalhadores aos serviços. Além dos mais de 60 mil procedimentos, foram realizados também aproximadamente 40 mil atendimentos de enfermagem e mais de 13 mil visitas domiciliares. A Coordenadora da UBS Pereira, Eliane Maciel Koling, destacou que o ano foi desafiador, mas a equipe se manteve firme no compromisso de fornecer um atendimento qualificado, “Nosso esforço conjunto, a dedicação de todos os profissionais e o envolvimento da comunidade foram essenciais para o sucesso das ações de 2024. Vamos seguir em frente com foco em fortalecer os vínculos com os nossos usuários, aprimorar os serviços e ampliar ainda mais as atividades de promoção e prevenção à saúde”.
Um dos pontos altos do ano foi a continuidade das ações de promoção e prevenção à saúde. Em 2024, foram realizadas atividades de prevenção ao suicídio, com palestras e rodas de conversa nas escolas e na comunidade local. Além disso, foram promovidas campanhas de prevenção ao câncer de mama e câncer de próstata, sempre com grande envolvimento da população. A unidade também promoveu ações sobre saúde mental e bem-estar físico, com ênfase nos grupos de saúde e oficinas terapêuticas. O Presidente da FUMSSAR, Délcio Stefan, ressaltou que a gestão está sempre monitorando as atividades nas unidades, em busca de proporcionar um atendimento cada vez melhor, “Estamos sempre com um olhar atento às necessidades de saúde da população e promovendo um esforço contínuo para aprimorar os serviços prestados nas Unidades Básicas de Saúde de Santa Rosa”.
Para 2025, a expectativa da coordenação é fortalecer ainda mais as atividades em grupo, com a continuidade dos programas voltados para a saúde do idoso e o desenvolvimento de novas ações terapêuticas.