Retrospectivas 2024: RAPS de Santa Rosa – Avanços e Conquistas na Atenção Psicossocial

A Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) da FUMSSAR, composta por três Centros de Atenção Psicossocial, CAPS Novo Rumo, CAPS Infantojuvenil e CAPS AD Movimento, teve muitas ações realizadas no ano que passou. Em 2024, a demanda pelos serviços de saúde mental aumentou significativamente em Santa Rosa. Foram mais de 32 mil procedimentos realizados nos três centros.

Outro destaque de 2024, foram os projetos voltados ao bem-estar da população, como o programa, “Saúde Mental de janeiro a janeiro”, oficinas terapêuticas, grupos de atividades físicas, atendimentos de PICS, reiki, auriculoterapia, grupos de apoio ao tabagismo, apoio aos familiares, cinoterapia, e grupos de suporte para depressão e ansiedade. A coordenadora da RAPS e psicóloga da FUMSSAR, Flávia Albuquerque, destacou que estas iniciativas ampliaram o acesso da população aos cuidados em saúde mental, promovendo a saúde integral e a qualidade de vida dos usuários, “Em 2024, conseguimos avançar significativamente no acolhimento e na promoção da saúde mental, ampliando a oferta de serviços e garantindo que mais pessoas de Santa Rosa tivessem acesso ao cuidado integral que merecem. Em 2025, seguimos com o compromisso de cuidar, acolher e reintegrar socialmente todos que buscam ajuda”.

Projetos culturais também marcaram o ano, como o “Festival da Canção e das Artes”, a “Mostra de Arte e Saúde Mental”, sessões de cinema ao ar livre, torneios de beach tennis com usuários e familiares, passeios culturais e fóruns de capacitação e educação permanente em saúde. Essas atividades integraram os serviços dos CAPS à comunidade e proporcionaram momentos de expressão artística e lazer. Além dos atendimentos nos CAPS, a RAPS também conta com o Serviço de Residencial Terapêutico, que atualmente acolhe 10 moradores. Outro destaque são as duas comunidades terapêuticas que atuam em parceria com o CAPS AD Movimento, fortalecendo o cuidado em saúde mental no município.

As equipes dos CAPS trabalham de forma integral e intersetorial em colaboração com diversos serviços e instituições, como CRAS, CREAS, CER II, CMR TEAcolhe, Promotoria Pública de Justiça, Conselho Tutelar, Poder Judiciário, Defensoria Pública, Secretaria de Educação, escolas, organizações sociais e outros serviços públicos, garantindo uma abordagem abrangente e humanizada. Os CAPS de Santa Rosa possuem atendimento clínico diário, com uma equipe multiprofissional que atua com foco nas necessidades e demandas específicas, incluindo situações de sofrimento psíquico intenso e crises relacionadas ao uso de substâncias.