Retrospectivas 2024 Unidades Básicas de Saúde: UBS Timbaúva


Em 2024, a Unidade Básica de Saúde Timbaúva completou 13 anos de criação. O local, que integra a Rede de Atenção Básica de Santa Rosa, se destacou pelo crescimento significativo no número de atendimentos e pela implementação de novas ações, sempre com foco no bem-estar e na qualidade de vida dos cidadãos. Durante o ano, a equipe que atua na UBS realizou um total de 65.271 procedimentos, com destaque para os atendimentos com nutricionista (1.018), e a ação contínua dos Agentes Comunitários de Saúde, que realizaram 11.448 visitas.
Uma das grandes inovações de 2024 foi a implementação do 3º turno na unidade, com 861 consultas realizadas entre junho e dezembro, proporcionando mais acesso aos usuários e ampliando a capacidade de atendimento. A coordenadora da UBS, Mônica Mello de Matos, afirmou que o ano foi de muitas conquistas, “Conseguimos realizar diversas ações, atendendo a uma demanda crescente. O SUS nos oferece oportunidades valiosas, e é muito gratificante fazer parte dessa história”. Ao longo do ano, foram realizados projetos variados que englobaram atividades voltadas para diferentes públicos. Entre os destaques, foram promovidas ações do Programa Saúde na Escola (PSE), oficinas terapêuticas, eventos no Outubro Rosa e Novembro Azul, atividades voltadas para gestantes, grupos de tabagismo, hipertensos e diabéticos, além dos grupos de atividades físicas focados em pessoas com dores crônicas e trabalhadores.
A UBS Timbaúva conta também com a atuação de profissionais residentes em saúde da família. A equipe é responsável por uma população de 4.924 habitantes (2.385 do sexo masculino e 2.539 do sexo feminino), que abrange todo o Bairro Timbaúva. Além disso, a unidade possui um Posto Avançando de Atendimento na localidade do Lajeado Manchinha, que contempla outras comunidades do interior: Lajeado Tarumã, Lajeado Ipê, Lajeado Bonito, Lajeado Engenho, Volta Seca e Cerro Grande. Para o ano de 2025, as expectativas são de continuidade nas ações e ampliação do atendimento.