FUMSSAR realiza ações no Dezembro Vermelho

A Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa através do SAE – Serviço de Atendimento Especializado, tem realizado ações de prevenção ao HIV/Aids e outras IST’s – Infecções Sexualmente Transmissíveis. As atividades fazem parte da Campanha Dezembro Vermelho, que tem como objetivo ampliar o acesso ao diagnóstico precoce do HIV, Sífilis e Hepatites B e C. Além disso, a intenção é reduzir o contágio pela transmissão vertical, que ocorre da mãe para o filho, durante a gestação, parto ou amamentação.

Durante o ano todo, as Unidades Básicas de Saúde orientam, distribuem preservativos e realizam testes rápidos. Neste mês de dezembro, as ações foram intensificadas. Foram realizados mutirões ao ar livre, em parceria com o CEREST, com a entrega de panfletos e informativos, orientações para a população e a realização dos testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites B e C. O Coordenador do Centro de Especialidades, Leandro Rogério Deuschle, destaca que este é um cuidado que deve ser seguido o ano todo e não só em dezembro, “Neste mês, as ações são focadas na prevenção das doenças, seguindo a campanha do Dezembro Vermelho. Porém, é importante que a população mantenha os cuidados durante o ano todo, realizando os testes anualmente e prevenindo as IST’s”.

Em Santa Rosa, a FUMSSAR é responsável por todo o monitoramento e atendimento das pessoas com HIV. Em 2021, foram diagnosticadas com a doença, 19 pessoas. Já neste ano, são até o momento, 17 novos casos confirmados. Os testes rápidos (HIV, Síflis, Hepatites B e C) são realizados em todas as UBS’s e no Centro de Especialidades. Os pacientes que por ventura, tenham a confirmação de alguma destas doenças, são encaminhados pelas unidades para dar seguimento ao tratamento especializado.