FUMSSAR avança no projeto de informatização
Seguindo o planejamento de informatização e redução de fluxos impressos, a Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa tem avançado na implementação de processos digitais para a população. Através da habilitação da Certificação Digital, o histórico do paciente e documentos, como: atestados, comprovantes de comparecimento, requisições de exames, receituários e encaminhamentos gerados durante o atendimento, são emitidos e assinados digitalmente, não tendo a necessidade de impressão. Dessa forma, os arquivos de aço não são mais necessários. O processo de retirada de mais de 250 arquivos, que estavam distribuídos nas Unidades Básicas de Saúde, teve início.
Os arquivos que existiam desde a criação da Fundação, há 27 anos, eram utilizados para guardar as fichas dos pacientes, histórico médico e demais registros. Com o avanço dos processos digitais, todas essas informações, agora são gravadas de forma online, no sistema utilizado pela FUMSSAR. Com essa redução do fluxo de impressões, a instituição vai passar a economizar cerca de R$ 70 mil por ano, “Com o Planejamento Estratégico, conseguimos avançar no processo de informatização na saúde. Esta ferramenta é um facilitador, pois organiza e otimiza os processos burocráticos/administrativos em um ambiente virtual, gerando mais economia, agilidade e segurança das informações”, destaca o Diretor de Gestão Estratégica, Fernando Borella.
Até o final do mês de fevereiro, os arquivos de aço vão ser retirados das unidades para posteriormente, serem leiloados. Esta ação, também traz mais infraestrutura para as UBS’s, deixando o ambiente mais espaçoso, para melhor organizar o atendimento.