Novos residentes são recepcionados na FUMSSAR
Entrando no 16º ano, os Programas de Residências em Saúde da FUMSSAR, iniciaram na quarta-feira (01), novas turmas. O projeto é uma parceria da Fundação com a UNIJUI e neste ano, reúne 13 profissionais. A aula inaugural, realizada no auditório da Fundação, foi marcada por mensagens de boas-vindas. Os alunos receberam orientações e conheceram a estrutura da instituição.
No Programa de Residência em Medicina da Família e Comunidade foram recebidos dois novos residentes, alunos ingressantes das cidades de Horizontina e Giruá. Já o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família, vai contar com uma nova turma de 11 integrantes (4 enfermeiros, 2 dentistas, 1 psicóloga, 1 assistente social, 1 profissional de educação física, 1 farmacêutica e 1 nutricionista), vindos dos municípios de: Cruz Alta, São Luiz Gonzaga, Santa Rosa, Horizontina, Fortaleza dos Valos, Tucunduva, São Nicolau e Pinheiro do Vale. O Presidente da FUMSSAR, Délcio Stefan, destacou a importância do trabalho de cada residente na rede pública de saúde do município, durante estes dois anos de especialização, “É uma alegria receber gente nova nos nossos programas de residência. Esta é uma grande oportunidade de vivenciar a profissão que eles escolheram, com o diferencial de ser realizado dentro de uma Autarquia Municipal de Saúde, com gestão plena. O trabalho prático que irão realizar durante a especialização é de grande valia e sabemos valorizar isso. Que sejam dois anos de muito aprendizado e boas experiências”.
A residência em saúde é uma especialização latu sensu que associa teoria e prática, portanto, estes profissionais se capacitam e prestam os serviços de saúde na Rede de Atenção Básica do município. Desde 2006, foram formados 22 profissionais nos dois programas.