Oficina de Pontilhismo é realizada no CAPS II Novo Rumo
Durante o mês de julho, os usuários do CAPS II Novo Rumo, estão tendo a oportunidade de desenvolver novas habilidades através de uma técnica de pintura conhecida como Pontilhismo. A atividade faz parte das Oficinas Terapêuticas desenvolvidas pela FUMSSAR. O objetivo é trabalhar os aspectos cognitivos, ativação do senso criativo, proporcionar momentos de socialização e de melhora da qualidade de vida.
O pontilhismo é uma técnica de pintura e desenho em que as imagens são definidas por pontos. Além da parte prática da arte e execução individual da técnica, a atividade trabalha o desenvolvimento pessoal, abordando temas que englobam autoestima, autoconhecimento, melhora no foco, diminuição da ansiedade e aumento da autoconfiança. A psicóloga e Gerente da Rede de Atenção Psicossocial – RAPS da FUMSSAR, Flávia Albuquerque, destaca os benefícios da oficina, “Conseguimos através das oficinas terapêuticas e neste caso do Pontilhismo, trabalhar o equilíbrio, a firmeza e a coordenação motora. Além da parte sensorial de espaço e linhas limitantes e cartela de cores quentes e frias, que demonstram também as variações de humor, tendo como objetivo principal, o resgate da autonomia e da autoestima dos usuários”.
As equipes da Fundação Municipal de Saúde realizam durante todo o ano para os usuários, oficinas vinculadas às Unidades Básicas de Saúde. São diversos Grupos Terapêuticos destinados à promoção da saúde mental e autonomia, sendo realizados nas próprias UBSs ou em espaços da comunidade. As atividades são uma importante ferramenta no cuidado em saúde mental, que utilizam diversas práticas manuais entre elas: pintura, decoupage, costura, artesanato, atividades com palha e patchwork. Além de promover habilidades e o bem-estar, a ação também auxilia no fortalecimento do vínculo do usuário com a família e a comunidade.