FUMSSAR é mais uma vez destaque no Rio Grande do Sul

Programa Melhor em Casa de Santa Rosa teve maior produção do Estado

Santa Rosa mais uma vez é destaque na saúde. O Ministério da Saúde através da Secretaria de Atenção Primária à Saúde – SAPS e do Departamento de Saúde da Família – DESF, anunciou o resultado do Monitoramento da Produção das Equipes de Atenção Domiciliar do RS. No relatório que é realizado por semestre, Santa Rosa apresentou a maior produção entre as 77 cidades avaliadas. Ao todo, foram realizados pela equipe do Programa Melhor em Casa da FUMSSAR, de janeiro a junho deste ano, 7.557 procedimentos, ficando o município em primeiro lugar no Rio Grande do Sul.

Os dados de produção são gerados pela utilização do e-SUS AD e servem como base para o monitoramento e avaliação do programa. A Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa conta com este serviço de atendimento domiciliar, que disponibiliza para os usuários com problemas de saúde e dificuldade de locomoção, um tratamento diferenciado. O Presidente da FUMSSAR, Délcio Stefan, destaca que o objetivo é possibilitar o atendimento na residência, evitando o risco de infecções e internações desnecessárias, “O Melhor em Casa permite que a equipe de saúde conheça melhor a realidade do paciente, o que auxilia na melhoria da qualidade de vida de toda a família. É um serviço que leva a saúde para quem não consegue ir até os locais de atendimento e evita complicações e riscos para os pacientes”.

Atualmente, em Santa Rosa, são realizadas mais de 400 visitas domiciliares por mês. O Programa Melhor em Casa conta com uma equipe multiprofissional composta por: médico, enfermeira, técnicos de enfermagem, fonoaudióloga, fisioterapeuta e nutricionista.