Saúde Pública de Santa Rosa é destaque na Argentina
Comitiva da Argentina visita a FUMSSAR para conhecer o sistema de saúde e as experiências de Santa Rosa
A equipe diretiva da Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa recebeu a visita de uma comitiva de médicos e lideranças políticas de Curuzú Cuatiá, cidade Argentina, localizada na província de Corrientes. Liderados pelo Cônsul-Adjunto do Consulado da Argentina em Uruguaiana, Fernando Flores, os visitantes foram recebidos pelo Presidente da FUMSSAR, Délcio Stefan e pelos diretores: Rogério Santos (Gestão Administrativa) e Fernando Borella (Gestão Estratégica e Participativa). O objetivo do encontro foi apresentar o sistema de saúde pública de Santa Rosa, que tem sido referência dentro e fora do país.
A comitiva teve a oportunidade de conhecer além do prédio administrativo da Fundação, o funcionamento da Farmácia Municipal, Centro de Especialidades e CEREST. O Cônsul-Adjunto Fernando Flores, destacou que o modelo de gestão da saúde utilizado por Santa Rosa é referência no Rio Grande do Sul, Brasil e para os países vizinhos, como a Argentina, “Foi uma ótima oportunidade conhecer mais sobre a experiência de Santa Rosa na área da saúde. Vimos que há capacidade de ampliação de alguns serviços, o que vai possibilitar a geração de novas vagas de trabalho para muitos profissionais, inclusive com portas abertas para os profissionais da área de saúde de toda a América Latina”.
Após a visita na FUMSSAR, o Presidente Délcio Stefan, acompanhou a comitiva para conhecer também o Hospital Vida e Saúde. “É uma honra receber lideranças que vêm até Santa Rosa para entender como funciona nosso gerenciamento da saúde pública. Temos muito orgulho do trabalho que vem sendo realizado no município, sempre implementando ações e serviços que proporcionem um cuidado integral da população”, destacou Délcio. A equipe diretiva da Fundação ainda apresentou aos argentinos alguns prêmios alcançados no último ano, como a conquista do 1º lugar na categoria Saúde, no Ranking Connected Smart Cities, dentre os municípios de 50 a 100 mil habitantes do Estado. Nesta edição, o município também conquistou o 2º lugar, ficando como a segunda melhor cidade em prestação dos serviços de saúde no Rio Grande do Sul e em 47º lugar no país, fazendo parte da lista dos 100 melhores municípios do Brasil, no recorte Saúde.
Fizeram parte da comitiva de Curuzú Cuatiá: Guillermo Morandini, Vice-prefeito, Juan Angel Lopez, Secretário de Governo do Município, Ingrid Rung, Diretora do Centro Oncológico, Dr. Oscar Arbelo, Cirurgião Médico que atua no Sanatório Curuzú Cuatiá e no Centro Oncológico, Dra. Paula Miño, médica que atua no Centro Oncológico e as servidoras da prefeitura, Patricia Godino e Leticia Correa.