Mais de 11 mil pacientes são atendidos pelo TeleOftalmo
Consultas oftalmológicas, verificação da acuidade visual, identificação de doenças que se manifestam através dos olhos e o despacho de receitas para óculos, são alguns dos serviços que os santa-rosenses têm disponível através do TeleOftalmo. Coordenado pela Fundação Municipal de Saúde, o programa é realizado em parceria com o TelessaúdeRS-UFRGS, Secretaria Estadual de Saúde do RS – SES/RS e com o Grupo Hospitalar Conceição – GHC. O objetivo é agilizar o acesso da população ao diagnóstico e ao manejo de condições oftalmológicas. Até o momento, mais de 11.600 pacientes já foram avaliados nesta especialidade, via telemedicina em Santa Rosa.
Os atendimentos realizados pelo TeleOftalmo cresceram significativamente nos últimos anos. Inicialmente eram atendidos 8 pacientes por dia, hoje o número dobrou para 16 pessoas/dia, totalizando cerca de 320 pacientes por mês. O serviço está disponível para adultos e crianças, a partir dos oito anos de idade, de toda a Macrorregião Missioneira (79 municípios). O Presidente da FUMSSAR, Délcio Stefan, destacou que a telemedicina vem ganhando cada vez mais espaço e trazendo inúmeros benefícios para a população, como é o caso do TeleOftalmo, “Este é um exemplo de como a tecnologia pode transformar a saúde, levando atendimento de qualidade e eficiência para a população. Temos orgulho do atendimento ofertado aqui na Fundação, que proporciona um cuidado integral, mais agilidade e segurança para o paciente”.
O atendimento começa e termina na Unidade Básica de Saúde, em consulta com o médico da UBS. O profissional identifica quem precisa do exame oftalmológico e que pode ser avaliado pelo TeleOftalmo. Após o requerimento ser aceito, a equipe do Telessaúde entra em contato por telefone com a pessoa para o agendamento do exame. No dia e hora marcados, o exame é realizado pelos oftalmologistas que fazem parte do programa, com o apoio presencial de uma equipe de enfermagem da Fundação de Saúde. O laudo é enviado ao médico solicitante, com recomendações de conduta. O paciente também recebe uma cópia ao final do atendimento. Se necessário o uso de óculos, o mesmo é fornecido de forma gratuita pelo município.