33º Congresso do COSEMS/RS tem trabalhos de Santa Rosa como destaque
O Presidente da Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa, Délcio Stefan acompanhado de uma equipe de servidores e também da Diretora do Hospital Vida e Saúde, Vanderli de Barros, estiveram em Bento Gonçalves nos dias 30 e 31 de outubro, participando do 33º Congresso do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul – COSEMS/RS. Dentre as atividades propostas, o objetivo do evento foi promover a discussão e o fortalecimento das Redes de Atenção à Saúde – RAS, visando melhorias na assistência à saúde.
O congresso teve como tema central: “IntegraSUS – Fortalecendo a integração das Redes de Atenção do SUS Gaúcho”. Na oportunidade, foi realizada a mostra de experiências exitosas “Mostra Teu SUS, Rio Grande do Sul” com 271 trabalhos inscritos e 30 selecionados. Destes trinta, três foram projetos encaminhados pela FUMSSAR. Durante a programação, o Presidente da Fundação, Délcio Stefan participou como mediador da atividade sobre: “Contas públicas, do Orçamento à Atenção à Saúde: análise da execução dos recursos financeiros no SUS” e destacou que foi uma grande oportunidade de compartilhar experiências e aprendizados, “Este é um momento muito especial que temos todos os anos, de encontrar os colegas secretários, gestores, técnicos do Ministério da Saúde, Secretária de Saúde do RS, trocar ideias e compartilhar experiências de saúde pública. Dessa vez, mais ainda, pois podemos apresentar alguns trabalhos desenvolvidos em Santa Rosa e que foram destaque no nosso estado e país”.
No evento, servidoras da FUMSSAR apresentaram os 3 projetos selecionados, foram eles: “CMR TEAcolhe Santa Rosa: novos olhares e fortalecimento das redes de cuidado no autismo”, apresentado pela psicóloga e gerente da RAPS, Flávia Albuquerque. O projeto demonstrou os resultados alcançados pelo CMR TEAcolhe Santa Rosa desde a inauguração em 2021 e o trabalho em rede de cuidados que vem sendo desenvolvido na Macromissioneira de saúde; “CAPS – Musicalizando a Alegria de Viver”, apresentado pela assistente social Márcia Quinsani, sendo um relato do projeto que acontece no CAPS AD Movimento e CAPS II Novo Rumo, em parceria com a Escola de Música Recital e o projeto “Vacinação COVID: a certeza de dias melhores”, apresentado pela enfermeira Michele Lachno, que relata a estratégia adotada pela FUMSSAR através do setor de vigilância epidemiológica para a imunização contra a COVID-19, dos grupos prioritários em 2021.