FUMSSAR inicia oficina de atividade corporal nos CAPS de Santa Rosa
A FUMSSAR por meio da Rede de Atenção Psicossocial de Santa Rosa – RAPS, disponibiliza oficinas terapêuticas para os usuários dos Centros de Atenção Psicossocial do município. Na última semana, os pacientes atendidos no CAPS II Novo Rumo e no CAPS AD Movimento, nos grupos de terapia, iniciaram uma nova modalidade, a oficina de atividade corporal. O objetivo foi promover uma interação entre os participantes envolvendo a dimensão do mundo das lutas e proporcionando um espaço para a livre expressão.
Na oportunidade, os participantes receberam instruções sobre lutas de média distância. A Gerente da RAPS, Flávia Albuquerque, destaca que as oficinas terapêuticas são utilizadas como estratégia de cuidado aos usuários, “Os momentos de integração e convívio no espaço do CAPS II e CAPS AD visam proporcionar melhoria do autocuidado, aumento da autoestima e da socialização entre os usuários e a equipe. Além disso, são atividades muito importantes que trabalham a autovalorização, reinserção social e proporcionam melhoria da qualidade de vida”.
A oficina de atividade corporal acontece semanalmente, sob a instrução do professor Gesiel Carvalho da Cruz, faixa preta em Jiu-jitsu. As aulas são um incentivo para a prática de atividades físicas. Além das oficinas e dos grupos terapêuticos, a FUMSSAR também realiza o Programa LIVE Saúde Digital. O objetivo é combater o sedentarismo e auxiliar na promoção de saúde da população. Os exercícios são transmitidos pela plataforma Youtube, no canal da Prefeitura de Santa Rosa, todas as quintas-feiras, das 19h às 20h.