FUMSSAR já realizou mais de 100 mil atendimentos médicos em 2023
Mais saúde para os santa-rosenses. O Governo Municipal tem realizado grandes investimentos na área da saúde. Um dos focos tem sido o atendimento médico nas Unidades Básicas de Saúde, hoje a cidade conta com um ou mais médicos em todos os postos. Na tarde desta terça-feira (05), mais três profissionais foram recebidos na FUMSSAR para atuarem no município. De janeiro a novembro, foram realizados mais de 100 mil atendimentos médicos (100.881) em Santa Rosa.
Santa Rosa conta com 18 UBSs, com equipes multiprofissionais qualificadas que realizam um atendimento diferenciado. Além das consultas habituais em consultório, todos os médicos que atuam nos postos de saúde, também realizam visitas domiciliares. É o Governo Municipal levando até os pacientes que precisam, um cuidado integral e humanizado. Pessoas acamadas e/ou que estão com a saúde debilitada e sem condições de se locomoverem até uma unidade, são cadastradas pelos Agentes Comunitários de Saúde – ACS, para receberem o acompanhamento necessário no domicílio. O Presidente da FUMSSAR, Délcio Stefan, destaca que ações assim, auxiliam na promoção de saúde e garantem os direitos dos pacientes do SUS, ao atendimento de qualidade na saúde pública, “Não medimos esforços para atender da melhor forma a população. Temos equipes muito bem preparadas e que se dedicam ao máximo, todos os dias, para oferecer o melhor serviço aos cidadãos”.
As visitas domiciliares são agendadas após uma triagem realizada pela equipe de saúde, que analisa a situação clínica do paciente e agenda atendimentos residenciais incluindo a vacinação para idosos acima de 60 anos, orientação ao cuidador para cuidados pessoais diários (curativos, limpeza de sondas), troca de curativos e coletas de exames laboratoriais através da solicitação médica. Outro grande diferencial em Santa Rosa, implementado pela atual Gestão, são os serviços de saúde no terceiro turno. Atualmente, 6 UBSs possuem atendimento no período da noite (Auxiliadora, Sulina, Centro, Júlio de Oliveira, Cruzeiro do Sul e Esperança). Até outubro deste ano, já haviam sido realizados mais de 5.400 atendimentos no 3º turno.