4º Seminário Estadual do Transtorno do Espectro Autista
A ação faz parte da campanha Abril Azul: Mês de conscientização do Autismo
A Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa organizou uma programação diferenciada para o Abril Azul, mês voltado para a conscientização do Transtorno do Espectro Autista. Atividades especiais serão realizadas pela equipe do Centro Macrorregional de Referência em TEA – CMR TEAcolhe. Entre os eventos, ocorreu nesta quinta-feira (04), o 4º Seminário Estadual do Transtorno do Espectro Autista. Mais de 1.300 pessoas participaram de forma presencial e online.
A Secretária de Saúde do RS, Arita Bergmann prestigiou o evento e destacou o quanto Santa Rosa é destaque, “Essa região tem muito que mostrar para todo o estado sobre gestão e sobre fazer saúde de forma diferenciada, vocês são referência”. O Deputado Estadual, Eduardo Loureiro, propositor da Lei 15.322/2019, que oportunizou um programa de atendimento integrado aos autistas do Rio Grande do Sul, também estava presente e ressaltou o quanto se tem avançado no atendimento aos autistas, “Nossa região está avançando muito e estamos conseguindo fazer a diferença na vida de muitas famílias que têm um autista, queremos conseguir cada vez mais qualificar esse atendimento”.
A APAE realizou duas apresentações de dança durante o evento que contou com inscritos de todo o país. O Prefeito Anderson Mantei destacou que o tema foi uma promessa de campanha, “Nosso Governo está muito orgulhoso de todos os avanços que foram possíveis em 3 anos. Temos uma equipe qualificada, somos referência e estamos avançando cada vez mais nessa área”. O Prefeito também aproveitou a oportunidade e entregou para a Secretária de Saúde, uma Medalha do Mérito Comunitário, “Esse é o reconhecimento de nossa cidade para tudo que a senhora já fez pela saúde não só daqui, mas de todo o estado. Nós só podemos agradecer o apoio que sempre tivemos, e temos, para avançar nos projetos da saúde”. Emocionada, Arita agradeceu o reconhecimento, “Hoje estou muito emocionada de receber essa homenagem. Poder vir aqui testemunhar o que é feito e fazer entregas para a comunidade é muito gratificante. Essa medalha é de um governo que prioriza a área da saúde”.
Durante o evento, foi realizada a palestra “Epidemiologia clínica do autismo”, com o médico, Dr. Vitor Haase. A ação também contou com a fala da Dra. Raquel Carvalho sobre “Mecanismos genéticos, ambientais e epigenéticos no autismo”. O Presidente da FUMSSAR, Délcio Stefan, destacou a importância da equipe qualificada que Santa Rosa conta desde que começou o serviço do Centro TEAcolhe, “Temos aqui uma equipe muito competente e que faz a diferença nesse trabalho, e graças ao empenho de todos conseguimos crescer e avançar muito nessa área”. Atualmente, a Macrorregião Missioneira possui 1.827 autistas e 197 em avaliação.
A programação completa do Abril Azul e mais informações sobre o 4º Seminário Estadual do Transtorno do Espectro Autista, podem ser acessadas nas páginas oficiais da Prefeitura de Santa Rosa, FUMSSAR e pelo Instagram do CMR TEAcolhe Santa Rosa.