Cerest de Santa Rosa obtém a maior pontuação no Programa Qualifica Cerest
Os resultados foram divulgados pelo Ministério da Saúde
O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Santa Rosa – CEREST Fronteira Noroeste conquistou a pontuação máxima do Programa Qualifica Cerest. Os resultados foram divulgados pela Coordenação Geral de Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde e têm como base, os dados de 2023. O serviço que faz parte da Fundação Municipal de Saúde, conquistou 165 pontos no monitoramento do ano passado. Apenas 3 centros do Rio Grande do Sul alcançaram esse resultado. O objetivo do programa é avaliar indicadores relacionados às ações de vigilância, assistência e educação permanente em saúde do trabalhador.
Criado pelo Ministério da Saúde em 2020, o Qualifica Cerest é um instrumento de monitoramento das ações desenvolvidas pelos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador. Dentro do programa, vários critérios são analisados, cada um deles com fórmulas de cálculo e pontuações específicas, como por exemplo: efetividade das ações realizadas, alcance das metas propostas, integração com outras instâncias do sistema de saúde, entre outros pontos relevantes para a promoção da saúde do trabalhador. O Presidente da FUMSSAR, Délcio Stefan, destaca que as avaliações quadrimestrais desempenham um papel fundamental no monitoramento e na melhoria contínua dos serviços oferecidos pelo Cerest, “Estamos muito contentes em saber que o CEREST Santa Rosa é hoje, referência no Estado do Rio Grande do Sul e no Brasil. A FUMSSAR está atenta para cada vez mais realizar ações que promovam a saúde do trabalhador”.
Délcio ainda ressalta que o resultado é fruto da atuação de uma equipe muito comprometida, que realiza um trabalho de extrema qualidade e em cumprimento com todas as normas vigentes no país. A Coordenadora do Cerest Fonteira Noroeste de Santa Rosa, Luciana Buuron, também falou sobre o trabalho realizado pela equipe, “Temos uma equipe de excelência que atua na prevenção aos acidentes e no cuidado com os trabalhadores, a partir de ações especializadas. Durante todo o ano, são realizadas ações de conscientização sobre a importância das notificações de doenças ocupacionais e acidentes do trabalho junto aos serviços públicos e privados da região da área de abrangência da 14ª CRS”. O programa Qualifica Cerest ainda possibilita a identificação de boas práticas, com o objetivo de aprimorar a qualidade da atenção à saúde do trabalhador em todo o território nacional.