Aumento nas consultas médicas da FUMSSAR
De 2020 a 2024, houve um aumento de mais de 71% no número de consultas médicas realizadas
O Governo Municipal tem realizado grandes investimentos na área da saúde. Um dos focos é o atendimento médico nas 18 Unidades Básicas de Saúde. Hoje, a cidade conta com um ou mais médicos em todos os postos. Conforme levantamento realizado pela FUMSSAR, de 2020 a 2024, houve um aumento de mais de 71% no número de consultas médicas realizadas no município.
Em 2020, aconteceram em média, 7.512 consultas médicas por mês, nas unidades de saúde. Em 2024, a média mensal de consultas médicas nas 18 UBSs, é de cerca de 12.900 consultas/mês. O Presidente da FUMSSAR, Délcio Stefan, destaca que esse aumento se deve ao investimento realizado na contratação de mais profissionais médicos para os Postos de Saúde, “Diversas unidades já contam com dois médicos no quadro de profissionais. Estamos com equipes formadas e qualificadas atendendo, todos os dias, os santa-rosenses. Nosso principal objetivo é facilitar o acesso ao serviço público de saúde e oferecer um cuidado integral para a população”.
A implementação do 3º turno e o teleatendimento, disponível em algumas unidades, também auxiliaram no crescimento do número de consultas ofertadas. Santa Rosa possui 7 UBSs com atendimento no turno da noite, até às 21 horas. De janeiro a maio deste ano, foram realizados 2.824 atendimentos no 3º turno. O serviço está disponível na UBS Timbaúva, UBS Esperança, UBS Auxiliadora, UBS Cruzeiro do Sul, UBS Júlio Oliveira, UBS Sulina e UBS Centro.