Abertura da Semana do Doador de Sangue em Santa Rosa reúne mais de 500 pessoas

Nesta segunda-feira (25), foi realizada em Santa Rosa a abertura oficial da Semana do Doador de Sangue, em comemoração ao Dia Nacional do Doador de Sangue. O evento ocorreu no Centro Cívico Cultural Antônio Carlos Borges e reuniu mais de 500 pessoas. A ação foi promovida pela Prefeitura de Santa Rosa, por meio da FUMSSAR e do Hemocentro Regional de Santa Rosa, com apoio do Hospital Vida e Saúde e da FEMA.

O Dia Nacional do Doador de Sangue foi instituído pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 2004, com o objetivo de aumentar o número de doadores em todo o mundo, conscientizando a população sobre a importância da doação. A cerimônia teve como foco valorizar e homenagear os doadores de sangue, considerados heróis anônimos, que salvam vidas todos os dias. Entre os participantes, estiveram a Diretora do Hospital Vida e Saúde, Vanderli de Barros, o Diretor das Faculdades FEMA, Antônio Ternes, o médico hematologista e hemoterapeuta Dr. Marcus Vinicius Ludwig, que falou sobre “A importância da doação de sangue”, e a Gerente do Hemocentro Regional de Santa Rosa, Sra. Josiane Aquino, que explicou o processo da doação, desde a coleta até a transfusão.

O evento também contou com os depoimentos de Euclídio Malmann, doador fidelizado do HEMOSAR, e Andréia Totel, receptora de sangue, que compartilharam suas histórias emocionantes com o público. Euclídio, que começou a doar sangue em 1996, realizou sua primeira doação no HEMOSAR em 1998, ano de sua inauguração. Ele já completou 86 doações e continua sendo um exemplo de solidariedade. O presidente da FUMSSAR, Délcio Stefan, ressaltou a relevância da doação de sangue e agradeceu à comunidade de Santa Rosa pela constante participação nesse ato de solidariedade, “Estamos orgulhosos do trabalho que vem sendo desenvolvido no HEMOSAR. Conseguimos manter um estoque seguro de todos os tipos de sangue, graças ao apoio e colaboração da comunidade tem sido essencial para o sucesso das nossas ações e para salvar tantas vidas”. Atualmente, o HEMOSAR realiza cerca de 850 coletas de sangue por mês e atende 52 municípios da região Noroeste. A programação da Semana do Doador segue até sábado (30), com uma visita de um grupo de doadores ao Hemocentro.