Presidente da FUMSSAR participa de evento sobre Ações do Ministério da Saúde no Rio Grande do Sul
Nesta semana, o presidente da FUMSSAR, Délcio Stefan, esteve presente no evento de apresentação das ações do Ministério da Saúde no Rio Grande do Sul. A ação aconteceu em Porto Alegre e reuniu secretários nacionais da pasta. O foco do encontro foi destacar as iniciativas e programas do Governo Federal na área da saúde.
A atividade ocorreu em duas etapas. Pela manhã, as discussões foram voltadas ao enfrentamento da dengue e outras arboviroses, com a apresentação de ações específicas para combate a essas doenças. Durante a tarde, o evento abordou o Programa Mais Acesso a Especialistas e o Balanço da Reconstrução na área da saúde, apresentando avanços e metas para o futuro. Durante o encontro, o Secretário de Vigilância em Saúde, Rivaldo Venâncio, fez uma apresentação detalhada das ações e financiamentos voltados para o combate à dengue. Felipe Proenço, responsável pela Atenção Primária em Saúde, discutiu os financiamentos e as ações das Unidades de Saúde previstas para 2025. Já o Secretário de Serviços Especializados em Saúde, Adriano Massuda, apresentou o novo modelo das campanhas de cirurgias, consultas e exames que serão implementadas no próximo ano.
Além de acompanhar as discussões, Délcio Stefan aproveitou a oportunidade para reforçar o pedido de novos investimentos para a saúde em Santa Rosa. Na oportunidade, o Presidente da FUMSSAR, entregou ofícios solicitando recursos adicionais para a implementação de novos serviços nas Unidades de Saúde, “A presença do Ministério da Saúde no Rio Grande do Sul é fundamental para alinharmos os investimentos e as ações que vão contribuir diretamente para a melhoria da saúde no município. A entrega desses ofícios é um passo importante para garantir que Santa Rosa e toda a região recebam os recursos necessários para atender a demanda crescente e oferecer um cuidado integral aos usuários do SUS.”
Délcio também pediu por meio dos ofícios, a recomposição do Teto MAC, um financiamento essencial para a manutenção e expansão dos serviços de saúde no município.