FUMSSAR e RAPS promovem Festival da Canção e das Artes
Na quarta-feira (27), o auditório do Sesc foi palco do Festival da Canção e das Artes, promovido pela FUMSSAR (Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa) e pela RAPS (Rede de Atenção Psicossocial). O evento reuniu profissionais e usuários do CAPS AD Movimento, CAPS Novo Rumo, CAPS Infantojuvenil, além de representantes da Escola Recital, APADEV, APAE e APADA. A atividade resultou em uma tarde de muita cultura, arte e emoção.
Durante o festival, os participantes puderam se expressar por meio de diversas manifestações artísticas, com apresentações de músicas individuais e em grupo, teatro, dança e até piadas, proporcionando um ambiente de integração e alegria. A psicóloga e gerente da RAPS, Flávia Albuquerque, destacou a importância da ação, “Pensamos numa tarde cheia de arte, dança, música e emoção, para que todos se sintam abraçados. O festival, além de promover a cultura e o bem-estar, reforça a relevância das práticas artísticas como ferramentas terapêuticas no cuidado à saúde mental”.
O festival reuniu diferentes públicos com intuito de valorizar os talentos e promover integração. A arte sempre foi uma importante aliada da humanidade e evoluiu paralelamente às sociedades, desempenhando um papel fundamental em diversos aspectos da vida humana, incluindo a saúde mental. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), as artes ajudam a compreender e comunicar emoções e conceitos, estimulando os sentidos e a capacidade de empatia.