Dengue: altas temperaturas são um alerta para reforçar os cuidados

A Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa (FUMSSAR) divulgou os dados mais recentes sobre a dengue no município. Até o momento, foram registradas 42 notificações da doença. Dessas, três foram confirmadas e 18 descartadas. O calor intenso, aliado às chuvas espaçadas, favorece a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Dessa forma, a FUMSSAR alerta a população sobre a importância de redobrar os cuidados.

Para prevenir a dengue, a orientação é que a população adote medidas simples, mas eficazes, como: evitar o acúmulo de água em recipientes (pneus, garrafas, latas, etc.); manter as caixas d’água bem fechadas e os ralos limpos; utilizar repelentes para proteção pessoal, especialmente ao amanhecer e ao anoitecer; e realizar a limpeza regular dos pátios e quintais, eliminando objetos que possam acumular água. O presidente da FUMSSAR, Délcio Stefan, destaca a importância do trabalho contínuo para o controle do mosquito e a colaboração da comunidade, “Nosso trabalho é constante, com ações de prevenção todos os dias, mas precisamos da ajuda de cada morador. Evitar água parada, limpar os pátios e aplicar o repelente são atitudes essenciais para a prevenção da doença”.

As equipes da Fundação de Saúde têm intensificado as ações de combate ao mosquito, que incluem a instalação de ovitrampas, borrifação residual intradomiciliar (BRI), fumacê rigorosamente no horário adequado, mutirões de conscientização e recolhimento de lixo, além de visitas regulares dos agentes de endemias nas residências. Caso algum sintoma da doença seja observado, como febre, dor de cabeça, dores no corpo, náuseas ou manchas vermelhas na pele, as pessoas devem procurar uma Unidade Básica de Saúde.