Usuários avaliam sistema de acolhimento nas unidades de saúde
Em reuniões realizadas com usuários o sistema de acolhimento nas unidades básicas de saúde do município está passando por avaliações. A direção da Fundação Municipal de Saúde-FUMSSAR, através do Departamento de Gestão em Atenção Primária em Saúde-DEGAPS, que elaborou um calendário para reuniões nas comunidades atendidas pelas respectivas unidades.
Ao invés do sistema anterior que foi utilizado durante anos, através da distribuição de fichas, o sistema de acolhimento atende a todos os pacientes que procuram os postos envolvendo toda equipe de profissionais. A equipe avalia cada caso e conforme a necessidade os pacientes vão sendo encaminhados aos diversos profissionais da equipe. A implantação do sistema foi amplamente discutida com a comunidade em reuniões com a direção da FUMSSAR e as equipes das unidades.
Os usuários que participam dos encontros estão satisfeitos com a nova forma de atendimento nas comunidades onde já foram realizadas as reuniões de avaliação. Na semana passada as comunidades de Vila Sete de Setembro, Cruzeiro do Sul,Júlio de Oliveira e Jardim Petrópolis realizaram estes encontros avaliativos.
A diretora do DEGAPS, Elisiane Bisognin destaca que desde o início quando foi planejado o sistema, a FUMSSAR apostava na sua eficiência e na humanização e qualificação dos serviços ofertados aos usuários do Sistema Único de Saúde de Santa Rosa. Elisiane explica que num primeiro momento foi implantado como plano piloto na unidade da Júlio de Oliveira, e que na época demonstrou resultados positivos, a partir de então gradativamente foi sendo implantado até atingir todas as unidades sempre sendo amplamente discutido com a comunidade em reuniões com a direção da FUMSSAR e as equipes das unidades.
Para o presidente da FUMSSAR, Délcio Stefan disse que estes resultados são frutos de um trabalho bem planejado envolvendo diversos profissionais, equipes e setores da comunidade. Stefan ressaltou que é muito gratificante para todos os envolvidos a satisfação dos usuários que são os beneficiados. “ Estamos satisfeitos com os resultados, mas sabemos que a mais adiante o sistema irá aperfeiçoando ainda mais” Frisou Délcio.