HISTÓRICO
O Sistema de Saúde de Santa Rosa possui aspectos relevantes em seu processo de construção. Até dezembro de 1992 as ações em saúde eram desenvolvidas pelo estado, união e pelo município em pequena parcela.
No início de 1993 o município assumiu o desenvolvimento das ações de saúde. Foi constituído o conselho municipal de saúde o qual o qual teve papel decisivo na criação da Fundação Municipal de Saúde.
A partir da decisão política, da mobilização da comunidade e do apoio dos trabalhadores de saúde foi adotado um modelo de saúde que se fundamentava nos objetivos e diretrizes do sistema único de saúde (SUS). As unidades de saúde foram reorganizadas com ampliação dos serviços de saúde, houve a distritalização dos territórios e a composição das equipes multiprofissionais.
Através da lei 2.495 de 04 de janeiro de 1993, foi criado o fundo municipal de saúde concretizando uma importante iniciativa do município, pois com isso se garantiu o repasse do recurso do município na saúde em conta específica.
A FUMSSAR foi criada no ano de 1995 com o objetivo de ser uma importante ferramenta de gestão com maior autonomia nos processos, possibilitando assim maior resolutividade nos atendimentos. Outro aspecto importante é a vinculação de profissionais com atividades exclusivas, os quais se dedicam unicamente aos atendimentos dos pacientes nas unidades de saúde.