FUMSSAR aumenta a disponibilidade de medicamentos nos postos
A FUMSSAR aumentou a oferta de medicamentos da sua lista básica. Um trabalho comprometido com muito planejamento e dedicação foi realizado nos últimos meses e resultou na majoração da oferta.
Ademir Rosa diretor da Gestão Estratégico e Participativa explicou que no início foram realizados estudos que detectaram os motivos para as constantes faltas de medicamentos. O diretor destacou que o principal motivo da falta de medicamentos se dava após o processo de compra, pois em inúmeros casos os medicamentos não eram entregues por diversas alegações dos fornecedores como: solicitações de realinhamentos de preços, reajustes de fretes, desistências por falta de matéria prima, etc. Também a demora se dava por casos de desistência é necessário o chamamento do segundo colocado e, este ainda tem um tempo para dizer se aceita entregar no preço licitado, assim como às condições para entrega no prazo.
Entre várias ações tomadas como: reuniões com fornecedores, acompanhamento diário, implementação de inventários e indicadores, ainda a FUMSSAR realizou compras emergenciais para suprir as necessidades e medidas cabíveis foram tomadas para normalizar as entregas,inclusive notificando fornecedores. Em 2016 o estoque disponível médio, da lista que é de responsabilidade do município(RENUME) ficou em torno de 54 % e atualmente a média mensal está em 91.7%. A lista que possui 189 tipos de medicamentos que são distribuídos para 12 mil pessoas por mês usuárias de medicação continua se encontra disponível no site da FUMSSAR.
Também o setor de estoque da FUMSSAR recebeu melhorias e uma nova organização, bem como a capacitação dos servidores do quadro do setor.
Anderson Mantei presidente da FUMSSAR ressaltou que são medidas tomadas que irão beneficiar cada vez mais a população usuária do SUS.