RespiraNet atinge 1500 espirometrias realizadas no estado
Programa de Telediagnóstico gratuito do TelessaúdeRS/UFRGS lançado em 2013 está próximo de abranger todo o estado
O RespiraNet é o primeiro projeto de telediagnóstico gratuito em espirometria lançado no Brasil para Doenças Respiratórias Crônicas (DRC). Em pouco mais de um ano após seu lançamento já ampliou o acesso ao exame para 1500 usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) no estado. Criado pelo TelessaúdeRS/UFRGS em parceria com a Secretaria de Saúde Estadual do Rio Grande do Sul (SES) e Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), o RespiraNet fornece um espirômetro por macrorregião de saúde do RS, e está disponível para todas as equipes de Atenção Primária à Saúde/Atenção Básica (APS/AB).
Os espirômetros uma vez implantados em seus municípios sede passam por um período de adaptação, atendendo a população local antes de expandir o atendimento para as cidades vizinhas. Atualmente os espirômetros estão instalados em todos os sete municípios sede do estado, sendo que seis já concluíram sua expansão: Santa Rosa (Missioneira), Porto Alegre (Metropolitana), Caxias (Serra), Santa Cruz (Vales), Alegrete (Centro-Oeste) e Pelotas que em dezembro expandirá seu atendimento para a macrorregião Sul. Quando for concluída esta última expansão o projeto RespiraNet abrangerá toda a população do RS, um total de 11 milhões de usuários.
Para o TelessaúdeRS/UFRGS estes dados representam que desde o lançamento do RespiraNet em Santa Rosa, 1500 pessoas tiveram seu acesso e diagnóstico facilitado e de forma mais rápida, permitindo maior controle e manejo das doenças respiratórias crônicas.