Seminário discutiu deficiência auditiva e intelectual em Santa Rosa
Santa Rosa viveu o 1º Seminário Rede Cuidado à Pessoa com Deficiência Auditiva e Intelectual- Macrorregião Missioneira. O evento que atraiu participantes de diversas cidades do estado foi organizado pelo Centro de Referência Auditiva e Intelectual-CER, e teve o apoio da Secretaria Estadual da Saúde. O objetivo principal do seminário foi de aproximar os diversos pontos de atenção da rede de cuidado às pessoas com deficiência sendo eles: escolas, centro especializado, assistência social, serviços privados entre outros.
O primeiro painel apresentado na parte da manhã teve como tema: Redes de Cuidado – de que Cuidado estamos falando? Dr. Luís Antônio Benvegnú–Presidente FUMSSAR, Cibele Almeida Gabineskie e Élson Romeu Farias –Secretaria Estadual da Saúde, e logo após foi apresentado via vídeo o painel Tecnologia a serviço do SUS: Implante Coclear Dr. Luiz Lavinsky- Otorrinolaringologista Hospital de Clínicas de Porto Alegre, e na sequência o tema foi: Fonoterapia como prática de cuidado ao deficiente auditivo apresentado por Daniela Marques –Fonoaudióloga do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, e encerrando os trabalhos da manhã foram realizadas Oficinas de manuseio de próteses auditivas. Na parte da tarde o evento contou com a participação da Drª. Simone Perez médica neuropediatra, e lo após falando sobre o tema Deficiência Intelectual: Visão geral sobre uma questão individual. Integrando saberes: por uma percepção ampliada da Deficiência. Intelectual, Elenir Fedosse –Professora do Curso de Fonoaudiologia da UFSM, encerrou a rodada de palestras. A equipe local do CER explanaram sobre: Conhecendo o CER II Santa Rosa e logo após houveram depoimentos dos serviços, usuários e familiares.
O Presidente da FUMSSAR, Dr. Luís Antônio Benvegnú destacou a importância do Seminário e a grande participação de público, ressaltando a qualidade das palestras que foram ministradas por profissionais de alto gabarito com grande conhecimento sobre os temas abordados. Benvegnú destacou ainda que o evento faz parte do calendário das comemorações dos 20 anos da FUMSSAR