Cai o índice de infestação do Aedes aegypti em Santa Rosa

0

O trabalho realizado pelos agentes de endemias e agentes de saúde, juntamente com os demais funcionários da FUMSSAR e da prefeitura municipal e os militares do 19º RCMec nestes primeiros dias de março apontou a queda do índice de infestação do Aedes aegypti em Santa Rosa. 

Em seis dias de visitação foram trabalhadas 7320 residências sendo que em 104 foram encontrados focos, o que leva o índice de infestação para 1.4%.  Os números foram avaliados em reunião conduzida na Sala de Controle e Combate ao Aedes da FUMSSAR no final da tarde desta quarta-feira.

Este índice representa uma queda pronunciada em relação aos 7,2% de novembro, 6,2% de janeiro e 4,2% de fevereiro, já divulgados anteriormente. Avaliou-se que o resultado é fruto do intenso trabalho realizado e da conscientização da população em relação à necessidade de eliminar o mosquito para evitar a ocorrência das doenças que ele transmite.

“Os resultados ainda são parciais, pois foram visitas apenas parcela dos domicílios, no entanto, sinalizam para uma queda importante e animam a todos os envolvidos no trabalho e tranquilizam a população” comemora Dr. Benvegnú, presidente da Fundação.

Os trabalhos de visitas técnicas continuam até o final do mês buscando visitar a totalidade das residências. Neste mês ainda serão realizadas atividades em conjunto com as escolas e empresas envolvendo ainda mais a comunidade. No dia 16 será realizada mobilização de conscientização envolvendo todas as escolas do município. “Também estão sendo notificadas as residências com focos do mosquito e os que não tomarem atitudes serão multadas conforme a lei” destaca Benvegnú.

É importante lembrar que as ações devem ser mantidas constantemente pois o mosquito tem alta capacidade de adaptação e reprodução. Deve-se considerar ainda que os meses de março e abril são os que costumam concentrar maior número de casos de dengue.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *