FUMSSAR realizou mais de 200 testes do pezinho no primeiro quadrimestre deste ano
A Administração Municipal de Santa Rosa, através da FUMSSAR realizou nos primeiros quatros meses deste ano mais de 200 testes do pezinho em recém-nascidos, permanecendo uma média de 50 por mês.
O Teste do Pezinho é um exame laboratorial simples que tem o objetivo de detectar precocemente doenças metabólicas, genéticas e infecciosas chamadas de Fenilcetonúria, Hipotireoidismo congênito, Doença falciforme, Fibrose cística, Deficiência de biotinidase e Hiperplasia adrenal congênita, que poderão causar lesões irreversíveis no bebê. O exame ficou popularmente conhecido como Teste do Pezinho por ser realizado através de amostras de sangue coletadas do calcanhar do recém- nascido.
A maioria das doenças pesquisadas pode ser tratada com sucesso desde que identificadas antes mesmo de manifestar seus sintomas claramente para pais e médicos. Todos os recém- nascidos devem ser submetidos ao teste nos primeiros dias de vida. Após a coleta, o exame é encaminhado para o laboratório de triagem neonatal juntamente com os dados de identificação da mãe e do posto de coleta. Se o resultado do teste estiver alterado, o bebê deve fazer novos exames para confirmar a doença diagnosticada e assim realizar o tratamento. É importante também, informar na coleta do Teste do Pezinho quais medicamentos usou durante a gestação, principalmente no final da gravidez.
Regulamentado no Sistema Único de Saúde (SUS) em 2001, com a criação do Programa Nacional de Triagem Neonatal, no Estado do Rio Grande do Sul o Teste do Pezinho é realizado gratuitamente.
O Teste do Pezinho é disponibilizado em todos os Postos de Saúde do município de Santa Rosa. Os profissionais de enfermagem da Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa também realizam a coleta de sangue para o teste nos hospitais em recém-nascidos que permanecem internados após o nascimento.