Reuniões de comunidade: Um mecanismo de participação popular na construção do sistema de saúde em Santa Rosa
Com o propósito de aproximação das equipes de saúde e da gestão com a população usuária do SUS, iniciaram na semana passada as reuniões de comunidades. A intenção neste ano é ter duas reuniões em cada comunidade. Para favorecer à todos os interessados em participar desta interatividade, a opção foi fazer uma reunião durante o dia e outra durante à noite. No dia 11/05/17 foi realizada a primeira reunião na comunidade da Pereira e no dia 18/05/17 na comunidade de Cruzeiro do Sul.
Segundo Ademir Rosa, Diretor de Gestão Estratégica e Participativa, da FUMSSAR “os assuntos abordados e discutidos nestas reuniões são de extrema importância para comunidade entender e tomar conhecimento do que acontece na Unidade Básica de Saúde de sua comunidade, conhecendo a equipe de saúde, suas principais atividades e o funcionamento geral. Em contrapartida, também é importante para a Gestão que a comunidade ajude com sugestões para o serviço fique ainda melhor”.
Segundo a coordenadora Lenita Dalcin da Unidade Básica de Saúde de Cruzeiro do Sul, “é gratificante quando a comunidade se dispõe a participar, trazendo sugestões e elogios para a equipe. Isso mostra que estamos no caminho certo e isso somente aumenta o nosso interesse e o nosso compromisso em atender bem”
Além destes assuntos, foram apresentados alguns indicadores que estão sendo monitorados pela Gestão e também levado ao conhecimento de todos os motivos da suspensão do plantão de urgência e emergência da UBS de Cruzeiro.