Segunda etapa da vacinação contra o Sarampo começa na próxima segunda (18)
A vacinação é a única forma de prevenir o sarampo, doença viral grave com altíssimo potencial de transmissão. Diante do elevado número de casos da doença em todo o país, começa na próxima segunda-feira (18) a 2ª fase da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, para pessoas com idade entre 20 e 29 anos.
Para garantir uma maior efetividade na campanha, até o dia 30 de novembro, a FUMSSAR adotará uma série de ações em toda a cidade, junto a empresas e instituições de ensino, a fim de facilitar o acesso à imunização.
É importante ressaltar que esta campanha de vacinação é seletiva, ou seja, só precisa se imunizar quem está com esquema vacinal contra o sarampo incompleto ou não possui comprovação da vacina. Atualmente, o adulto de 20 até 29 anos deve ter registrado no seu cartão de vacinas duas doses da vacina contra o sarampo. O foco da campanha é a faixa etária de 20 a 29 anos, uma vez que este é o público de maior incidência dos casos de sarampo registrado no país.
Mobilização em empresas e faculdades
Além das 18 salas de vacinas disponíveis no município, para esta fase da campanha, optou-se por levar a vacina a locais estratégicos e que têm maior concentração de pessoas com essa faixa etária, como empresas e instituições de ensino técnico e superior.
Dia D
A mobilização nacional acontecerá no dia 30, sábado, que é o último dia da campanha. Posteriormente a FUMSSAR irá comunicar o horário de vacinação dos postos de saúde neste dia.
É importante que as pessoas que não estão vacinadas contra o sarampo ou que não sabem, procurem o seu posto de saúde de 18 a 30 de novembro, levando o seu cartão de vacinas para ser avaliado. A vacinação em dia é a forma mais eficaz de prevenir o sarampo, suas complicações e os surtos da doença na comunidade.