Atenção Primária em Saúde de Santa Rosa terá aumento de recursos em 2020
Atenção Primária em Saúde de Santa Rosa terá aumento de recursos em 2020
O Ministério da Saúde mudará a forma de financiamento da atenção primária em saúde para o próximo ano. A proposta de mudança foi aprovada no mês de outubro pela Comissão Intergestores Tripartite (CIT). O modelo aplicado fará uma consideração nas equipes de saúde da família levando em conta o número de usuários cadastrados, a qualidade dos serviços ofertados pelo desempenho das unidades a partir de indicadores como qualidade do pré-natal, controle de diabetes, hipertensão e infecções sexualmente transmissíveis.
Segundo o Presidente da FUMSSAR Délcio Stefan com esta nova avaliação Santa Rosa terá um incremento aproximado no valor de R$ 1.340,000,00 a mais em repasses para a atenção primária, em função da estrutura física das 17 UBSs, de atendimentos ofertados e pelos profissionais que desempenham suas funções.
Délcio destacou ainda que Santa Rosa sempre é modelo na área de saúde apresentando reconhecimentos pela dedicação de gestores e servidores bem como da participação popular tendo um Conselho de Saúde muito atuante e representativo. Stefan frisou ainda que existe um envolvimento mútuo de muitas mãos para a construção do sistema de saúde que sempre busca avanços e melhorias para os usuários.
A nova proposta teve apoio de diversas entidades representativas do País com envolvendo mais de 3 mil secretários municipais de saúde e também representantes estaduais.