Fumssar entrega respiradores e mais 5 leitos de UTI ao hospital
Num esforço da Fundação Municipal da Saúde no combate ao Coronavírus, foram adquiridos 12 respiradores – 8 de leito e 4 de transporte – no valor de R$ 605 mil, que foram cedidos para o Vida & Saúde, administradora da Unidade de Problemas Respiratórios e Covid-19 (Abosco). A entrega, foi feita na manhã de quarta-feira, contando com a presença do Presidente da FUMSSAR, Délcio Stefan, dos diretores da mesma e dos representantes do HVS, Rubens Zamberlan (presidente), Vanderli de Barrros (Diretora Geral) e Rodrigo Calixto (Diretor de Infraestrutura), além do Prefeito em Exercício, Aldair Melchior.
Desde o início da Pandemia, o valor resultante da união de esforços das entidades como FUMSSAR, HVS, Ministério Público, Poder Público e empresas privadas, já soma aproximadamente R$ 2 milhões, entre recursos de obras, manutenção e equipamentos.
Conforme o Presidente da Fundação, Delcio Stefan, estes respiradores que agora chegaram, vieram em boa hora para reforçar o material já existente e que os mesmos ficarão no hospital pós Covid. “Nós conseguimos tudo isso para a saúde de Santa Rosa em uma ajuda mútua e quem ganha é a população. Nenhum paciente da cidade precisou sair para ter atendimento fora daqui por causa do Coronavírus”, destacou. Ele reforçou ainda, que poucos municípios conseguiram construir uma estrutura tão boa e com bons resultados de enfrentamento ao Covid como Santa Rosa.
Já o Presidente do Vida & Saúde, Rubens Zamberlan, destacou que estes equipamentos vem para dar uma prestação de serviço mais adequada, graças a união de todas as forças. Aldair Melchior, Prefeito em exercício, enalteceu a união de todos nestas conquistas e reconheceu o esforço contínuo que a FUMSSAR e o HVS tem feito neste período de Pandemia, capazes de colocar Santa Rosa como exemplo neste enfrentamento.
Sobre os novos 5 leitos – A FUMSSAR também contratou mais 5 leitos de UTI na Abosco, que são fruto da articulação regional, conduzida pelo Prefeito Vicini com os demais prefeitos. Um detalhe importante, é que estes leitos serão reservados para pacientes apenas de Santa Rosa e região, dando uma segurança à mais para a comunidade. Os mesmos entraram em funcionamento no dia 1º de dezembro.