Projeto Sacola de Histórias foi implantado em cinco unidades de saúde
O projeto “Sacola de Histórias” destina-se a crianças de 0 a 3 anos de idade e tem por objetivo incentivar os pais/responsáveis a lerem histórias infantis às crianças. É um projeto-piloto que está sendo implantado nas 05 Unidades de Saúde da Fundação Municipal de Saúde-FUMSSAR, onde atuam os profissionais da Residência Multiprofissional em Saúde da Família. Busca-se orientar as famílias sobre a importância de contar histórias às crianças desde os primeiros meses de vida.
Segundo a coordenação de projeto, a narração de histórias infantis favorece o fortalecimento do vínculo afetivo entre os pais/responsáveis e a criança. Além disso, é um estímulo à imaginação, à criatividade, à linguagem, tendo papel importante no desenvolvimento cognitivo. A aprendizagem de regras, a compreensão do mundo e a capacidade de resolver problemas podem entrar na vida da criança através do universo lúdico das histórias infantis.
Para dar início a esta etapa do Projeto, foram realizados encontros para a capacitação dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e coordenadores das equipes das Unidades de Saúde envolvidas, contando com o apoio dos seguintes profissionais: visitadoras do Primeira Infância Melhor (PIM), Simone Eckerleben e Márcia Stroff, Enfermeira Edna Fortes, Psicóloga Sabrina Servat, Fonoaudióloga Ângela Mattiazi, Psicólogas da Sec. Municipal de Educação Fernanda S. Pezzi e Franciele M. Bach, e Profissionais Residentes.
O projeto Sacolas de Histórias foi iniciado há quatro anos com as visitadoras do PIM e ampliado para as agentes de saúde , receberam os livros de histórias a serem entregues às famílias. Uma vez por mês, nas visitas domiciliares, os ACS vão substituindo os livros, recolhendo os anteriores e oferecendo novas histórias.