Trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde no combate ao mosquito Aedes aegypti foi avaliado pela 14ª CRS
A integração das ações de controle e combate à dengue na atenção básica, com a mobilização dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) são essenciais para a promoção de mudanças de comportamento da população.
O trabalho de combate ao mosquito Aedes aegypti realizado pelos Agentes Comunitários de Saúde foi considerado bom, em avaliação realizada pela 14a CRS. A supervisão direta da inspeção de imóveis feita pelos agentes comunitários de saúde englobou todas as unidades de saúde do município, e foi feita na primeira e segunda semana do mês de maio. A avaliação contemplou desde a maneira de execução do trabalho nos imóveis, até a apresentação do agente e seus equipamentos de trabalho diário.
Greici Ribeiro, Gerente de Vigilância em Saúde do município destaca que esta avaliação positiva, e com o apoio recebido das unidades de saúde e dos agentes comunitários, nas suas atividades de controle de focos através da inspeção, notificação e autuação, é imprescindível no combate ao vetor. A gerente ressalta ainda que, o contato permanente dos agentes comunitários de saúde com a comunidade onde trabalham, leva ao resultado de envolvimento da população nas ações diárias de combate ao mosquito Aedes aegypti.
O presidente da FUMSSAR Délcio Stefan, disse que a todas as atividades realizadas pelos agentes de endemias e com o reforço dos agentes comunitários de saúde e com o reforço de militares desencadeou uma força positiva no combate ao mosquito. Délcio lembrou ainda que a Coordenação Estadual de Atenção Básica e o Centro Estadual de Vigilância em Saúde informaram a continuidade das ações dos ACS 30 de junho de 2016.